sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia das mães é comemorado com muita alegria em Paço do Lumiar


O dia 8 de maio,data em que se comemorou o dia das mães em 2011, foi de muita alegria e surpresas para as mamães luminenses.Uma grande festa foi realizada na zona rural de Paço do Lumiar, organizada pelo grupo Voluntários em Ação,que tem como presidente o líder comunitário Celso Durand. O evento aconteceu em quatro localidades do município: Mojó, Vilas Nossa senhora da Luz, Romualdo e comunidade do Iguaiba, onde a alegria e o reconhecimento era estampado no rosto de cada mãe.No decorrer da festa foram sorteados vários presentes doados por pessoas das comunidades e empresários do Estado do Maranhão Dentre os objetos do sorteio, uma geladeira, 4 fogões e 4 fornos de microondas contemplaram o acontecimento.Em meio aos convidados estiveram presentes o líder político professor Josemar, ladeado por sua esposa professora Ivone, o contabilista Leonardo, os advogados Bruno e Marconi, o militante José Gomes do Maiobão e sua companheira, o líder político candidato a deputado estadual que representou o município de Paço do Lumiar nas eleições de 2010 Roberto Maranhão, e demais convidados.
                                         Todos falaram uma só linguagem sem envolver política, pois se tratava de uma festa em homenagem à jóia mais preciosa da vida de uma pessoa: Mãe, um ser iluminado,escolhido por Deus para gerar a vida do Salvador da humanidade, Jesus. Na oportunidade o presidente do grupo Celso Durand fez seu pronunciamento de encerramento, agradecendo a Deus por mais um ano que pode junto com os patrocinadores realizar esta grandiosa festa, que para ele tem uma simbologia muito grande, pois perdeu sua mãe aos 9 anos de idade o que marcou muito sua existência e trajetória de  vida.




Conversa com Bastião

Bom dia! Gostaria de início, que você se identificasse melhor.
Bom dia, meu nome é Bastião, e segundo um meio de comunicação local, venho dos “cafundós do Judas”.
Bastião, o que te fez mudar de idéia e topar esta conversa comigo?
Bem, há pouco tempo fui acusado de escrever panfletos denegrindo a imagem de cidadãos e o pior, de cidadãos covardes, aqueles que chegam ao lado de sua casa e deixam  apenas um recado tentando lhe intimidar.E mais algum tempo atrás, segundo o próprio meio de comunicação acima citado, venho sendo chamado de difamador, traíra, coisa ruim, etc...Chegaram até a me soterrar nas minas chilenas!Agora cansei de ouvir besteiras e ler historinhas sarcásticas que mostram a verdadeira face de um ditador.
 Pelo que você fala Bastião, parece até que você já sabe de onde vem tanta ira, mas, porque a causa desse ódio contra você?
Bem, quem comanda tais atos é o Mano, agora quanto ao motivo, talvez seja, por não acreditar mais em uma equipe em que um decide e os outros cabeça de troíra balançam a cabeça obedecendo o comando
 Mas Bastião esse tal Mano, não é um empresário pára-quedista que ser Prefeito?
 É justamente esse malaca, que para o meio de comunicação acima citado diz: “o que cai de pára-quedas é ajuda humanitária”(não aqui, no Brasil ,onde o que cai de pára-quedas é contrabando, tráfico de drogas ou armas).O mesmo fala em Deus, mas usa a comunidade religiosa a que pertence, para bancar seus gastos em uma campanha eleitoral ilegal e antecipada.
Mas ele não é milionário? Porque e como ele faz para que religiosos banquem seus gastos de campanha?
 Bem, se ele é milionário eu não sei, agora quanto ao porque e como ele faz para que religiosos banquem seus gastos de campanha, é uma história bem longa, mas vou tentar resumir: “Sabe aquele show que teve há pouco tempo  tendo como público alvo religiosos específicos?
Sim lembro. Mas o que tem haver o show com campanha ilegal e antecipada?
Bom, os ingressos foram vendidos a R$ 20,00 (vinte reais), e segundo o próprio Mano  em  um meio de comunicação, o show foi um sucesso, pois chegou a reunir 15 mil pessoas em apresentação única, significando com isso, que tal show teve uma considerável  arrecadação.
 Mas, Bastião, ainda não vi segundas intenções, nada de mal ou mesmo de errado nisso...
 No show em si não, mas na montagem, arrecadação e destinação  da mufunfa sim. Veja bem: o mesmo Mano é o dono da empresa que patrocinou o evento, era também presidente da instituição, pois agora passou o comando para o seu pai (e assim começa a laranjada).A instituição é usada para arrecadar a mufunfa.Agora quanto à distribuição da verba, essa sim, é destinada em sua grande maioria a obras e serviços bem mais eleitoreiras que sociais.
 Mas isso o que você está falando é sério, Bastião?
 É mais sério do que você imagina, e ainda tem mais!...A esperteza é tão bem pensada que o empresário que faz doações a instituições filantrópicas,tem direito a dedução no Imposto de Renda. Aí amigo fecha-se um circulo perfeito, pois ele ao mesmo tempo:
 1-Patrocina show para InstituiçãoFilantrópica, da qual ele mesmo é o criador e manda-chuva.
 2-Ele usa comunidades religiosas que são um público grande e fiel a artistas que representam a sua fé. Com isso arrecada e manipula.
 3-Se o patrocínio ou arrecadação forem informados como doação, o mesmo tem direito a dedução no Imposto de Renda.
 4- A Entidade ou Instituição à qual o Mano é o manda- chuva, após ter dinheiro em caixa, pode simplesmente deixá-lo mais conhecido, ou melhor, patrocinar sua imagem pelos 4 cantos do município, antecipando assim sua campanha para Prefeito em 2012(sem obedecer o período nem a igualdade de condições), caracterizando desta forma propaganda antecipada além de abuso do poder econômico.
Bastião, desta forma ficou fácil arrecadar e fazer política, não é mesmo?
  É verdade, ficou tão fácil que até já existe:
  Logomarca de Instituição que atrela o Mano a obras eleitoreiras nos quatro cantos do município.
 Meios de comunicação que usam quase a metade de suas poucas 8 (oito) páginas mensais, para divulgar o nome da Instituição atrelada à imagem de Mano.
 Programa de televisão mostrando  as mesmas imagens de atrelamento, divulgação e poder.
 É tão boa essa forma de arrecadar e fazer politicagem, que segundo informações, já existem até planos para trazer o Pe. Zezinho,e. Fabio de Melo, e assim, além de arrecadar, trabalhariam o ecumenismo, ou melhor, fariam a política da satisfação, abrangendo com isso, apoio de outros à Empresa, à Instituição e para a sua imagem também.
 Na verdade, o que o Mano quer não é benefício social coisa nenhuma, mas sim, tratar o povo independente do credo, como “massa de manobra,” para desta forma manter um curral eleitoral mais abrangente.
 Mas Bastião, esse Mano,então é muito ardiloso!!
 Também acho, mais mesmo assim, para um meio de comunicação que somente sobrevive puxando o saco de compadres e comadres, ainda sou eu o “OLHO GORDO,O TRAÍRA, O COISA RUIM...”.
 Só quero lembrar que não estou mais soterrado, estou vivo e de olho, jamais me intimidarei e ainda tenho muitas outras historinhas para contar, mas acho que por hoje vou ficando por aqui. Até a próxima e desculpem se não pude ser mais claro.
Qualquer semelhança com nomes ou acontecimentos é pura coincidência, pois se trata de historia e personagens fictícios.  

Prefeitura de Paço do Lumiar descumpri a lei da transparencia diz TCE

Coluna do Joca

A administração do município de Paço do Lumiar - MA poderá ser penalizada pelo Tribunal de Contas do Estado por descumprimento da lei que obriga a disponibilização via internet das informações referentes às receitas e despesas orçamentárias. O TCE julgará em breve representação do Ministério Público de Contas (MPC), protocolada em setembro do ano passado, pedindo aplicação das sanções cabíveis à prefeitura de Paço do Lumiar e mais sete municípios maranhenses pelo descumprimento da lei.
Desde maio de 2010, eles deveriam ter criado seus portais da transparência, de acordo com o que determina a Lei Complementar nº 131, de maio de 2009. Criada como reforço à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que se refere à transparência da gestão pública, a lei garante o acesso da população, em tempo real, aos dados da execução orçamentária. E até agora nada!!!
A lei estabelece o prazo de um ano para os municípios acima de 100.000 habitantes, Estados e a União disponibilizarem os dados, dois anos para os municípios acima de 50.000 habitantes e quatro anos para os demais.
Até agora, somente os municípios de São José de Ribamar, Caxias, Imperatriz, Codó, Timon e Açailândia, criaram seus respectivos portais, mesmo com seus devidos atrasos...
Com isso, somente as prefeituras de Paço do Lumiar e São Luís, continuam descumprindo a norma federal. A Lei Orgânica do TCE prevê a comunicação ao Estado e à União, para a adoção das medidas cabíveis em cada esfera, além do pagamento de multa, que pode chegar a R$ 100 mil. Entre as sanções previstas está a impossibilidade de receber transferências voluntárias.
As medidas punitivas do TCE já foram tomadas com relação à prefeitura de Paço do Lumiar. O pleno do TCE julgou a representação do MPC na última quarta do mês de Maio do corrente ano (sessão de quarta-feira 27/04/2011) e decidiu por unanimidade acatar a recomendações no que se refere à penalização.
A partir deste mês (maio), a lei passa a valer também para os municípios de população entre 50 e 100 mil habitantes. São eles, Grajaú, Santa Luzia, Buriticupu, Pinheiro, Santa Inês, Itapecuru Mirim, Coroatá, Chapadinha, Barreirinhas e Balsas.
Vale lembrar que as respectivas prefeituras além de criarem seus portais na site oficial do órgão federativo, também terão que manter as publicações atualizadas criteriosamente em tempo real, haja vista, serem monitoradas pelos Tribunais com o intuito de comprovarem a qualidade das informações fornecidas.

Paço do Lumiar em Foco

Reclamação Popular:

 A minha reclamação é que os ônibus das Empresas Taguatur e Primor que fazem a linha do Maiobão não respeitam as pessoas portadoras de deficiência física.Quando estamos sozinhos nas paradas os motoristas das referidas Empresas não param, passam direto como se não houvesse ninguém pedindo parada.
                                           Outra reclamação é com os usuários dos ônibus: é que quando os deficientes ou idosos conseguem pegar um ônibus dessas referidas linhas as cadeiras da frente que são destinadas às gestantes, deficientes e idosos estão ocupadas por jovens, crianças e adultos etc. Pessoas sadias, que poderiam passar na catraca, ficam ocupando o nosso lugar, e ninguém fala nada!Nem o cobrador, muito menos o motorista, enquanto nós,”deficientes, gestantes, e Idosos” nos submetemos a esta humilhação e desconforto. A minha reclamação serve de apelo para as autoridades competentes.Que tomem providencias no sentido de melhorar a qualidade do acesso ao transporte coletivo do nosso Município. 
Quero chamar a atenção das Autoridades Policiais Civil e Militar que na rua 101 do Conjunto Maiobão, os ladrões estão sem limites, na ocorrência de arrombamentos quase diários nas lojas e comércios da região. Inclusive quero registrar que recentemente, em menos de uma semana,minha loja de aparelhos celulares e assistência técnica foi arrobada duas vezes por estes bandidos. Sou um pai de família trabalhador que contribuo com  a sociedade pagando meus impostos e infelizmente estamos reféns  dos bandidos. Faço um apelo como cidadão ao comandante da Policia Militar Franklin Pacheco e ao Secretario de Segurança Drº. Aluisio  Mendes, pessoas das quais tenho total admiração, confiança e respeito, que olhasse com mais carinho, para a área do comercio na região citada e adjacências, pois a onda de arrombamentos tem sido generalizada. Repito: pagamos nossos impostos e não estamos tendo retorno haja visto que poucas viaturas existem para atender a comunidade de nosso Município.

 Minha reclamação é que a Prefeita Bia pior de todos os tempos, alem de não fazer nada pelo Município de Paço do Lumiar resolveu agora ,acabar de uma vez por todas com o que ainda distrai o povo luminense das mazelas de sua inoperante administração, pois a saúde agoniza, a educação respira por aparelho, a infra-estrutura se afunda em buracos e agora ela quer enterrar a cultura da nossa cidade, pois a Prefeita sanguinolenta já decretou que este ano 2011 não vai repassar as verbas destinadas para as brincadeiras do São João, e que também o Arraial do Viva morrerá.
É que nenhuma apresentação junina será paga pela Prefeitura de Paço do Lumiar para dançar no Viva Maiobão. Cada dia piora a situação desastrosa deste Município.
É lamentável o tratamento que as entidades culturais, danças folclóricas e juninas vem recebendo desta prefeita carniceira, pois são as apresentações de danças juninas que levam o nome do nosso Município para o Estado e, às vezes ,para o Brasil. Dinheiro tem.Não sabemos é para onde vai.       





Moradores de Paço do Lumiar entregam dossiê sobre Bia Aroso

Vários moradores de Paço do Lumiar encaminharam um documento em forma de dossiê ao Presidente do Tribunal de Justiça Desembargador Jamil de Miranda Gedeon, que foi recebido em 19 de abril, pela assessora do Presidente Dra. Buna. No documento eles alegam que nos últimos três anos o município de Paço do Lumiar passa por uma crise generalizada. Na área da saúde, os postos médicos funcionam precariamente, que não existe atendimento especializado, pois quando precisam tem que recorrem para São Luís, argumentam ainda que não seja admissível que um município do porte de Paço do Lumiar com uma população com mais de 100 mil habitantes não disponha de uma maternidade. Na educação eles afirmam que a situação é precária, muitas das vezes as escolas não tem merenda escolar e quando tem não é de boa qualidade, citam que centenas de crianças se encontram fora da sala de aula, pois nos últimos dez anos não foram construídas nenhuma escola. Eles alegam também que durante a gestão da prefeita Bia Aroso, a prefeitura já recebeu do Governo Federal a importância de R$: 120.438.000,00 (cento e vinte milhões e quatrocentos e trinta mil reais), que não sabem o que foi feito com todo esse dinheiro, pois não foi feito nenhum beneficio no município que justificasse tal gasto. Completam senhor Presidente todo esse descaso tem gerado várias denuncias contra a prefeita Bia Aroso por parte de cidadãos de Paço do Lumiar, através da Promotoria que tem acatado e encaminhado ao Poder Judiciário e que resultou nos seguintes processos:
01-Processo nº: 6252010 data de abertura 30/04/2010; Envolve a prefeita Bia Aroso e o Sr. Noé Santos Rodrigues, que insatisfeito com o baixo salário que recebia na prefeitura, denunciou na Promotoria de Paço do Lumiar que tinha negociado com a candidata a prefeita na época da campanha eleitoral um emprego na prefeitura, doando-lhe um cheque. Baseada no bojo das provas que constam no processo, Dra Jaqueline Caracas, Juíza da Comarca de Paço do Lumiar, determinou imediatamente o afastamento da Sra. Bia Aroso do cargo de Prefeita Municipal de Paço do Lumiar. A Prefeita recorreu ao Tribunal e conseguiu suspender a liminar. Os denunciantes pedem urgência no julgamento do mérito do processo. 02- Processo Nº 6242010 data de abertura 30/04/2010;
O Ministério Público pede a perda da função pública da Prefeita Bia Aroso por ter usado a máquina pública para empregar de forma irregular 3.000 servidores sem prestação de concurso público, a maioria cabos eleitorais e patrocinadores de campanha, desrespeitando acintosamente o Art. 37 da Constituição Federal.
Os denunciantes pedem urgência no julgamento dos processos.
03- Processo Nº 14892010 data de abertura 22/10/2010; Os moradores afirmam na denuncia que este processo é a prova que a corrupção reina na prefeitura de Paço do Lumiar. o Ex-contador da prefeitura prestou depoimento na Promotoria de Paço do Lumiar, que tinha sua assinatura falsificada em vários documentos de prestação de contas da Prefeitura de Paço do Lumiar. Vários documentos foram submetidos a exames grafotécnicos que comprovaram a veracidade da denuncia. Os moradores anexaram ao documento a titulo de informação vários recortes de jornais que relatam os problemas do município e a cópia do depoimento do ex-secretario adjunto da Secretaria de Educação Professor Celso Marques, prestado ao GECOC(Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas), que inicia fazendo um relato da situação caótica que se encontram as instalações físicas das escolas municipais. Depois ele denuncia uma quadrilha de corruptos(ladrões, criminosos) que se instalaram na Secretaria de Educação somente com objetivo de desviar(roubar) verba da educação, formada por várias empresas e funcionários do auto escalão do Poder Executivo da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar.No final do documento os moradores pedem ao Presidente do Tribunal, que seja agilizado com a máxima urgência o julgamento dos processos que se encontram na Comarca de Paço do Lumiar contra a prefeita Bia Aroso, considerando que a corrupção continua a reinar na Administração Pública Municipal de Paço do Lumiar.

Vereador Zé Gomes teve suas contas desaprovadas

Por não ter encaminhado documentos legais ao Tribunal de Costas do Estado do Maranhão. Pela inobservância de despesas comprovadas com documentos fiscais sem validade e por despesas sem comprovação. Por lesão ao erário municipal.
Trata-se sobre o julgamento irregular das contas de gestão do Presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Senhor José Francisco Gomes Neto, exercício financeiro de 2005, em que foram percebidas várias irregularidades:
I) falta de documentos legais: demonstrativo da despesa total do Poder Legislativo; relação detalhada dos bens móveis e imóveis em poder da Câmara; relatório do responsável pelos serviços de contabilidade; projetos básicos, anotações de responsabilidade técnica e termos de recebimento de obras, entre outros;
II) abertura de créditos adicionais suplementares, na soma de R$ 92.500,00 (noventa e dois mil e quinhentos reais), sem a apresentação de decretos executivos;
III) despesa total do Poder Legislativo acima do limite constitucional de 8% (apurado 8,31%);
IV) subsídios recebidos pelo Presidente da Câmara acima do percentual fixado em relação ao subsídio do deputado estadual; V) falta de retenção previdenciária dos subsídios dos vereadores; VI) falta de recolhimento de valores retidos a título de imposto de renda;
VII) inconsistência da escrituração contábil, em razão da divergência na contabilização do saldo a ser transferido para o exercício seguinte e da falta da relação de bens existentes no almoxarifado;
VIII) prestação de contas elaborada por profissional não pertencente ao Quadro de Pessoal da Câmara Municipal;
IX) envio intempestivo do Relatório de Gestão Fiscal do 2º quadrimestre ao TCE;
X) irregularidades no processamento das folhas de pagamento, em virtude da falta de assinatura de servidores e dos vereadores em folhas de pagamento e da concessão irregular de adiantamento salarial a servidores;
XI) realização de despesas com a contratação de assessoria jurídica (R$ 17.000,00) e de serviços de segurança (R$ 8.400,00), sem observância ao princípio da licitação;
XII) despesas com a aquisição de equipamentos e material permanente incorretamente classificadas como material de consumo;
XIII) despesas com a aquisição de gêneros alimentícios e de materiais diversos e com a contratação de vigia, consideradas indevidas por falta de justificativa ou previsão legal;
XIV) divergência na apuração do saldo financeiro do final do exercício;
XV) despesa com salário-família indevidamente empenhada;
XVI) despesas comprovadas com notas fiscais sem validade jurídica, por terem sido emitidas por empresa que estava, à época, com o registro cancelado pela Receita Estadual, por não terem sido registradas na Declaração de Informações Econômicas e Fiscais (DIEF) da Receita Estadual ou por terem sido lançadas na DIEF com valores inferiores aos apresentados nas contas do responsável;
XVII) falta de notas fiscais comprovantes de despesas com reforma do prédio da Câmara e com veiculação de mensagem natalina;c) manter o débito imputado ao responsável, o Senhor José Francisco Gomes Neto, no valor de R$ 227.946,77 (duzentos e vinte e sete mil, novecentos e quarenta e seis reais e setenta e sete centavos), a ser recolhido no prazo de quinze dias, a contar da publicação oficial deste acórdão, cujovalor será aumentado, na data do efetivo pagamento, se realizado após o vencimento, com base nos acréscimos legais incidentes no caso de mora dos créditos tributários do Município, calculados a partir da data do vencimento (Lei Estadual nº 8.258/2005, artigo 15, parágrafo único), em razão de:I)
I) R$ 47.128,00 indevidamente recebidos pelo Presidente da Câmara em relação ao subsídio do deputado estadual;
II) II) R$ R$ 110.880,37, referentes a notas fiscais sem registro ou com registro a menor na Declaração de Informações Econômicas e Fiscais da Receita Estadual;
III) R$ 4.800,00, relativos a notas fiscais emitidas por empresa com o registro cancelado pela Receita Estadual desde 2003;
III) IV) R$ 59.638,40, alusivos à diferença na apuração do saldo financeiro do final do exercício;
IV) V) R$ 5.500,00, inerentes à falta de notas fiscais comprovantes de despesas;
d) manter a multa aplicada ao responsável, o Senhor José Francisco Gomes Neto, no valor de R$ 22.794,00 (vinte e dois mil, setecentos e noventa e quatro reais), a ser recolhida no prazo de quinze dias, a contar da publicação oficial deste acórdão, cujo valor será aumentado, na data do efetivo pagamento, se realizado após o vencimento, com base nos acréscimos legais incidentes no caso de mora dos créditos tributários do Estado do Maranhão, calculados a partir da data do vencimento (Lei Estadual nº 8.258/2005, artigo 68), referente a 10% (dez por cento) do débito apurado.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ribamar divulga edital de concurso para 400 vagas

A Prefeitura de São José de Ribamar divulgou nesta quinta-feira o edital do concurso público para o preenchimento de 400 vagas no município. O edital já está disponível na página eletrônica da prefeitura (www.saojosederibamar.ma.gov.br) e no site da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (www.fsadu.org.br), responsável pela realização do concurso.
  
Estão sendo oferecidas vagas para cargos de nível superior, nível médio e nível fundamental. As inscrições terão início no próximo dia 23 e poderão ser feitas até o dia 5 de junho somente através dos sites
www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.br 

Gil Cutrim fez promessa de concurso na Câmara e agora está cumprindo
Para os cargos de nível fundamental, o valor da taxa de inscrição é de R$ 30. Já para os cargos de nível médio, o valor é de R$ 40. Os candidatos interessados em disputar as vagas para os cargos de nível superior deverão pagar taxa de inscrição no valor de R$ 60. As provas de conhecimento serão aplicadas no dia 3 julho e o gabarito divulgado no dia seguinte. O resultado final do certame será divulgado no dia 29 de julho.


Para o nível superior, estão sendo oferecidas vagas para os cargos de assistente social, auditor fiscal de tributos municipais, cirurgião dentista, enfermeiro, enfermeiro obstetra, farmacêutico bioquímico, fiscal do meio ambiente, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico geral, nutricionista, professor (disciplinas de ciências, educação artística, ensino religioso, filosofia, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, intérprete de libras e revisor de braile), psicólogo e terapeuta ocupacional.

Para os candidatos interessados nos cargos de nível médio estão sendo oferecidas vagas para agente de transporte e trânsito, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de fiscalização tributária, auxiliar de fiscalização urbanística, guarda municipal salva-vidas, inspetor de vigilância em saúde, instrutor de bateria, instrutor de canto, instrutor de clarinete, instrutor de contra-baixo, instrutor de saxofone, instrutor de teclado, instrutor de trombone, instrutor de trompete, instrutor de violão, técnico de higiene dental, técnico em enfermagem, técnico em meio ambiente e técnico em radiologia.

Para o nível fundamental, foram disponibilizadas vagas somente para guarda patrimonial. 

A realização do concurso público foi anunciada, ainda no mês de fevereiro, pelo próprio prefeito Gil Cutrim (PMDB) durante audiência pública promovida na Câmara Municipal de Ribamar. “A realização do concurso se justifica devido a expansão dos serviços públicos, mediante ampliação da rede pública municipal de ensino e de saúde, além da criação de novas unidades de apoio aos demais segmentos da administração do município”, explicou o prefeito ressaltando que, em menos de seis anos, esta é a segunda vez que a Prefeitura ribamarense realiza concurso para contratação de pessoal para seu quadro efetivo.
(As informações são da Prefeitura de Ribamar).

Lobão Filho passará por outra cirurgia na tarde desta sexta

De acordo com novo boletim médico, a cirurgia será para correção de ferimentos na face.
SÃO LUÍS - O senador maranhense Edison Lobão Filho (PMDB-MA) será submetido, na tarde desta sexta-feira (13), a outro procedimento cirúrgico. Este será para "correção de ferimentos na face", de acordo com o novo boletim médico divulgado no início da tarde.
Lobão Filho, mais conhecido no Maranhão como Edinho Lobão, está sedado e respira com a ajuda de aparelhos. Segundo os médicos, os sinais vitais estão estáveis, mas não há previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HDI Hospital, onde ele está internado desde a noite dessa quinta-feira (12).
Lobão Filho foi vítima de um acidente de carro na noite dessa quinta-feira (12), na MA-201, a Estrada de Paço do Lumiar. Chovia muito quando o Fiesta prata que ele dirigia colidiu com uma caminhonete D-20.
Ele teve fraturas na bacia, no nariz, em duas partes do fêmur e no joelho da perna esquerda e em duas costelas, o que provocou a perfuração de um dos pulmões. O filho do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, submeteu-se a procedimento cirúrgico para drenagem toráxica e estabilização de fraturas nos membros inferiores ainda durante a noite de ontem.
Carro conduzido pelo Senador Edinho lobão Filho
D-20 que bateu de frente com o Fiesta conduzido pelo senador Lobão Filho.

''Resta ter paciência e orar'' diz Paula Lobão

A esposa do senador, a empresária Paula Lobão, agradeceu o apoio recebido pelos amigos.
SÃO LUÍS - O senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) continua internado em estado estável e sob observação médica, na UTI do hospital UDI. No hospital, familiares e amigos acompanham o estado de saúde do senador. Agora pela manhã, vários amigos, familiares e correligionários políticos já passaram pelo hospital, entre os quais, o empresário Fernando Sarney, o deputado Stênio Rezende.
A esposa do parlamentar, a empresária Paulinha Lobão, disse, em entrevista ao repórter Domingos Ribeiro e ao jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, que o pior já passou.
- Foi muito angustiante para toda a família por conta da gravidade do acidente. Mas, o pior já passou. Apesar de tudo que aconteceu, os órgãos vitais dele não foram afetados. Isso nos dá tranquilidade. Agora, é ter paciência, aguardar e orar para Nossa Senhora de Fátima, a qual somos devotos - comentou.
A empresária agradeceu o apoio das pessoas, que ao saber da notícia, foram ao hospital e outros se solidarizaram enviando mensagens, por meio das redes sociais. No perfil no Facebook da empresária e apresentadora de TV Paula Lobão, esposa do senador, foram postadas mensagens de apoio e solidariedade.
Questionada da possibilidade da transferência do senador Edison Lobão Filho para um outro Estado, a empresária elogiou a assistência prestada pela equipe médida da UDI e garantiu que o momento é aguardar nas próximas horas o quadro clínico do parlamentar.
- Nesse primeiro momento em função da drenagem no tórax temos que aguardar que os procedimentos médicos para que possamos tomar uma decisão de removê-lo ou não para um outro Estado - explicou.
A empresária Paulinha Lobão disse não ter informações detalhadas sobre o acidente. Citou apenas que chovia muito quando aconteceu o epísódio e que o senador chegou ao hospital lúcido, mas sentindo falta de ar.
Acidente
O acidente com o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), filho do ministro das Minas e Energia, e da deputada federal, Nice Lobão, aconteceu na noite desta quinta-feira (12). O carro que ele dirigia, um Fiesta prata, colidiu com uma caminhonete D-20 na rodovia MA-201, próximo ao município de Paço do Lumiar, situado na região metropolitana de São Luís.
Edison Lobão Filho estava sozinho no veículo e segundo testemunhas chovia muito na estrada na hora do acidente. Não se tem informações sobre os ocupantes do outro carro.
O acidente foi registrado no Ciops às 20h20.
Visita
A governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, estiveram no hospital. Durante toda a noite e no começo da madrugada, amigos e parentes aguardavam informações sobre o estado de saúde do senador Lobão Filho. Os amigos que conseguiram ver o senador no hospital acreditam na rápida recuperação.
Estado de saúde
Em entrevista ao Bom Dia Mirante desta sexta-feira (13), o médico cardiologista José Bonifácio Barbosa afirmou que o estado de saúde do senador é estável e disse que a equipe médica trabalha para evitar complicações, como possíveis infecções ou até embolia pulmonar. De acordo com o médico, o caso é menos preocupante porque o senador não teve traumatismo craniano.
Ainda segundo o médico, ele deve permanecer na capital. O primeiro procedimento da equipe médica, conforme o cardiologista, foi levar o senador, de imediato, à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Edison Lobão Filho passou por uma cirurgia, com o objetivo de drenar o tórax.
Um boletim médico deve ser divulgado pelo hospital ainda nesta manhã.
Atualizada às 10h11 - 13/05/2011

Jovem é violentada por 7 homens em Paço do Lumiar, e ato é filmado

Violência foi filmada através de um celular. O caso foi denunciado na manhã desta terça (11).
Paço do Lumiar - Uma estudante de 14 anos foi vítima de violência sexual praticada por sete homens, num matagal do bairro Itapera, localizado em Paço do Lumiar. Todo ato de violência foi filmado através de um celular e espalhado pela comunidade onde ela mora.
O caso foi denunciado na manhã dessa terça-feira (11), pelo Portal da Assembleia, um programa da TV Assembleia, e repercutida no plenário da Casa pelos deputados Eliziane Gama (PPS) e Eduardo Braide(PMN).
O crime aconteceu no dia 24 de abril desse ano, mas somente chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça daquele município na última quinta-feira, através da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pela própria Eliziane Gama.
As imagens de brutalidade contra a infância chegaram à TV Assembleia que, de imediato, as encaminhou para a Comissão de Direitos Humanos da Casa. A estudante foi vítima de vários crimes, dentre eles: a submissão à prática de prostituição infantil, a obrigação de contracenar cenas de sexo e também uso indevido de sua imagem.
Eliziane Gama destacou os crimes que foram cometidos contra a menor, especialmente quanto à prostituição infantil. “Além de ter sido brutalmente violentada e com apenas 14 anos, as imagens da menor foram divulgadas. Realmente é um crime bárbaro que hoje está tipificado tanto no Código Penal como no Estatuto da Criança e Adolescente”, salientou a parlamentar.
A deputada disse que, logo que recebeu a denúncia, a comissão tomou logo as providências fazendo os encaminhamentos e recomendações à Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar. No entender de Eliziane, num primeiro momento, a Justiça deve iniciar um mandado de busca e apreensão para chegar até as imagens que, segundo ela, continuam sendo propagadas dentro da comunidade.
“Eu tive a informação de que essas imagens já podem estar na internet. Nessa caso a investigação tem que ser mais complexa. Mas eu acho que o encaminhamento que nós fizemos vai ser acatado pela promotoria e pela delegacia, e acima de tudo, pelo juiz”.
O deputado Eduardo Braide também disse que o fato é lamentável, pois ali foram praticados vários crimes contra a menor. Ele disse ter a consciência de que Eliziane Gama já tomou as devidas providências para que esse caso seja apurado devidamente e os culpados sejam punidos.
O parlamentar disse que o fato que lhe chamou atenção foi a possibilidade de haver funcionários públicos envolvidos nesse ato e a situação do diretor da escola que ficou sabendo do acontecido e mesmo assim não tomou as medidas que prevê a Constituição Federal, que no caso, seria denunciar o caso à Justiça.
“De fato é um caso triste e que merece atenção das autoridades, principalmente no que diz respeito ao Ministério Público e a Justiça para que o quanto antes sejam tomadas as medidas no sentido de diminuir as aflições por que passa essa criança”, ressaltou Eduardo Braide.
Proteção à criança e adolescente
Este ano o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completa 21 anos. Mas, esse caso mostra como o Brasil ainda precisa avançar na proteção das crianças e na punição de quem comete esse tipo de crime.
Foi a partir do ECA que o estado brasileiro se firmou como o sistema de proteção e direitos, tendo os espaços públicos, como os conselhos tutelares e de defesa, fóruns para formulações de ações de políticas públicas.
Mas, em 2011, não há muito o que se comemorar. Esse sistema de proteção muitas das vezes é falho e as crianças acabam ficando vulneráveis. O art. 240 do ECA diz que é crime produzir, reproduzir, filmar ou registrar por qualquer meio, cenas de sexo explícito ou pornográfico, envolvendo crianças ou adolescente, sob pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa.
Durante entrevista à TV Assembleia, a menina abusada em Paço do Lumiar disse que somente depois de iniciada a violência sexual é que percebeu que estava sendo filmada. “Eu fico com vergonha de passar na rua e todo mundo falar que eu estou famosa. Eu digo que não estou famosa, estou é difamada”, relatou a estudante.
O pai da menina disse que ficou indignado e com vontade de fazer justiça com as próprias mãos, mas como é evangélico, deixou nas mãos de Deus. “Eu fiquei com vontade de fazer justiça com as próprias mãos, mas eu confiei em Deus. Eu tenho fé em Deus que vai ser feito justiça sobre o que aconteceu com a minha filha. Eu espero que haja justiça para que sirva de exemplo para qualquer tipo de pessoa que tentam fazer esse tipo de coisa com filhos de cidadãos”, ressaltou.
Por telefone o delegado de Paço do Lumiar informou que ouviu o depoimento da jovem e como a certidão de nascimento estava rasurada pediu nova copia no cartório e lá estava que ela nasceu em 1992.

Jovem violentada faz teste antropométrico

Exame confirmará qual é a idade da vítima. Jovem foi abusada por sete homens em matagal.
Paço do Lumiar – A idade da jovem violentada por sete homens num matagal do bairro Itapera, localizado em Paço do Lumiar, região metropolitana da capital ainda é dúvida. Isso porque na certidão de nascimento da garota existem duas datas: 1992 e 1997. Por esse motivo, a vítima do abuso sexual passou por um teste antropológico no Instituto Médico Legal (IML), para que seja esclarecida esta dúvida com relação à sua idade.
De acordo com o Wang Chao Jen, delegado responsável pelo caso, o resultado do exame deverá sair em 15 dias. No entanto, ele solicitará um laudo extra-oficial.
Na certidão da garota, divulgada na manhã desta quinta-feira (12) pela polícia, aparecem duas datas de nascimento. No entanto, familiares da garota teriam afirmado, em depoimento, que a jovem teria realmente 14 anos como havia sido divulgado ontem (11).
O delegado Wang Chao Jen, que investiga o caso, deverá ouvir, ainda, alguns dos suspeitos, que já foram identificados. A jovem teria sido atraída pelo próprio namorado ao local onde aconteceu o crime. Seis homens já esperavam o casal. De acordo com informações preliminares, todos os sete homens participaram do estupro. A sessão de violência sexual foi gravada com uso de aparelhos celulares. A ação teria durado mais de duas horas.
As imagens, feitas pelo grupo, devem ser analisadas. O Ministério Público e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (AL) do Estado vão participar das investigações. A polícia investigará, ainda, se os autores do crime são adultos ou não.